Thin Client

Muitos pessoas perguntam: O que é a computação thin client? Computação thin client é um conceito que tem décadas de história. Durante o final da década de 70, um “terminal burro”, ou um computador sem disco rígido, era o equipamento utilizado para acessar os mainframes. Eles eram semelhantes a um thin client em que todo o processamento era feito a partir de um computador principal ou do computador que estavam conectados. Um terminal burro era simplesmente um dispositivo de saída com monitor e teclado e que não tinha poder computacional para fazer qualquer coisa além de exibir, enviar e receber mensagens de texto. A computação thin client avançou drasticamente na última década e hoje pode superar os  desktops tradicionais  em desempenho. A computação thin client tem avançado ao ponto onde os usuários não podem dizer a diferença entre um dispositivo thin client e um desktop. Esta experiência do usuário, juntamente com os benefícios de custo, segurança , gerenciamento e escalabilidade são a razão para que empresários e o  pessoal de TI de várias empresas analisem a mudança para computação thin client. Os profissionais de TI e administradores de empresas de todos os tamanhos e em todos os setores podem se beneficiar da mudança para a computação thin client. De centros de atendimento que executam aplicativos básicos de escritório para empresas financeiras que executam duas telas ou para usuários de CAD que necessitam de alta performance gráfica, adquirir uma rede de thin client não só é mais econômico do que a implantação PC, mas mais fácil e seguro realizar o seu gerenciamento. Muitos clientes  estão descobrindo que fazer a transição de PCs desktop a uma rede de thin client é fácil.

Custo Total de Propriedade (TCO)

O Thin client já proporciona economia para sua empresa já no momento da compra, além de reduzir drasticamente os custos de implantação, quando comparado a um ambiente de desktop. Eles também podem durar entre 7 a 10 anos e exigem gastos menores de manutenção e os custos administrativos. Em média os thin clients podem economizar para as empresas cerca de R$2.000,00 por máquina nos custos de manutenção. Os thin clients também usam em média de 5 a 10 watts de potência, em comparação com 150 watts para um computador. Esses benefícios verdes ajudam as empresas a economizar cerca de quase 85% em seus custos de energia. Entre os investimentos de capital mais baixos para a implantação, redução de custos administrativos e de manutenção e as contas de energia mais baixas, o TCO dos  thin clients é muito menor do que os PCs tradicionais. Sem falar do espaço, dependendo do modelo de seu monitor e do seu thin client, você poderá acoplar o thin client atrás do monitor.

Segurança

Como não há nenhuma unidade de disco rígido ou unidade de disquete, os thin clients são protegidos contra o uso de software não autorizado ou a introdução de vírus. Os dados não podem ser copiados para um disco ou salvos em qualquer outro local que não seja o servidor central. O Processamento centralizado facilita o gerenciamento e o monitoramento do acesso ao sistema fazendo cumprir as políticas e procedimentos de segurança, de modo que o risco de segurança interna é minimizado. Ao contrário dos PCs e laptops tradicionais, os thin clients são bloqueados e oferecem maior segurança contra roubo, danos, malware, spyware e vírus, pois todos os dados estão na rede e não o computador.

Gerenciamento

Todo o software e atualizações de hardware, políticas de segurança, alterações de aplicativos, etc, podem ser feitas no servidor e tomar imediatamente efeito sobre thin clients. Equipe interna de manutenção de computadores não são necessários, ao contrário do cenário com PCs – para resolver problemas individuais nos desktops. Backup de dados também é simplificado, pois é centralizado. Evitando o gasto com pendrive ou HDs externos para backup. Com a estrutura de computação thin client, as empresas podem conectar todas as filiais a uma única base de dados. Imagine a economia, a agilidade que sua empresa poderá adquirir! Você gostou? Espere que tem mais. Você pode começar a usar estes equipamentos juntamente com os outros computadores de sua rede.

Com esta linha de trabalho, vamos utilizar nossa experiência para trabalhar com você para implementar um conjunto de mudanças comprovadas e mensuráveis que vão reduzir significativamente os custos de sua TI, além do impacto ambiental.

Se você quiser  saber mais ou apenas discutir as questões levantadas aqui, por favor entre em contato conosco por telefone ou através de email, clicando aqui.

Comments are closed.