Virtualização de Servidores

Em nosso esforço contínuo de oferecer as melhores tecnologias que possibilitem a redução de custos e ambientalmente corretas, vamos falar da virtualização de servidores.

Vamos dar um breve mas completo resumo do que seria a Virtualização de Servidores, o que são, como funcionam, por que a virtualização é benéfica e se a virtualização de servidores é adequada para sua empresa. Vamos começar?

O que é virtualização de servidores?

Se consideramos que os servidores tradicionais são máquinas físicas onde você pode ter somente um sistema operacional para que lhe seja dada “vida”, uma máquina virtual é uma máquina física que foi configurada para conter vários “containers” de sistemas operacionais separados, cada um dos quais executa seu próprio sistema operacional. Estes “containers” que chamaremos de recipientes de software, são os servidores virtuais. Cada uma destas máquinas virtuais é configurada para que “acreditem” que são um computador físico separado comportando-se em conformidade como uma máquina tradicional e todas os softwares e clientes configurados para acessarem ele não percebem que é uma máquina virtual.

Como a virtualização de servidores é usada?

O uso da virtualização de servidores para as pequenas é médias empresas permite que seja usada uma única máquina em substituição a outros servidores físicos (servidor de arquivos, servidor de banco de dados, servidor de aplicação, servidor web, servidor AD, servidor de terminal, etc…), ou seja tudo em um. Imagine a redução de custo que você obtêm, ao invés de comprar um servidor para cada finalidade, você adquire um servidor para comportar todos os outros.

Quais os benefícios de um servidor virtual?

Os principais benefícios da virtualização são o controle de alocação de recursos, redundância de hardware físico, e melhores ambientes de teste. Todos estes se combinam para criar uma utilização mais eficiente dos recursos existentes, seja na infraestrutura física ou de recursos humanos para a gestão destes serviços, resumindo proporciona economia para sua empresa com um TCO mais baixo.

Quais são os benefícios da Virtualização de Servidores?

Os principais benefícios da virtualização de desktops são o controle de alocação de recursos, redundância de hardware físico e a criação de ambiente de testes para evitar atualizações de sistemas desastrosas. Tudo isso combinado para criar uma utilização mais eficiente dos recursos existentes, seja na infraestrutura física ou de recursos humanos para a gestão do “pool” virtual e, enfim traduzir para um ambiente com TCO mais baixo.

Quantas vezes você adquiriu um servidor recomendado por um fornecedor de software, o qual opera na ociosidade? Com a virtualização de servidor, você pode simplesmente adicionar recursos ou reduzir os recursos, como CPU, memória RAM e/ou espaço em disco de um servidor virtual ao vivo, de um “host virtual” que não está precisando de recursos naquele momento e migrar para o outro e depois tê-los disponíveis para quando você precisar deles. Caso você adquira serviços de redundância de servidores, físico, você pode ainda fazer com que o servidor virtual seja transferido para outro “hospedeiro”. Isso permite que você gerencia a manutenção de hardware, sem sofrer a parada típica necessária para manutenção. Além disso, a virtualização de servidores permite criar grandes ambientes de teste. Você pode isolar um servidor  virtual do resto da sua rede e testar novos aplicativo internos e o software sem o risco de implementar em toda a empresa sem o devido planejamento.

Devo usar a virtualização de servidores para o meu negócio?

Sim! Todas as empresas podem se beneficiar de uma forma ou de outra, utilizando servidores virtuais. Há algumas perguntas específicas que precisam ser abordadas para cada negócio individualmente antes de fazer a mudança para servidores virtuais. Embora existam benefícios, é possível que a virtualização de servidor não atenda as necessidades de sua empresa. A melhor maneira de encontrar a resposta é conversar com profissionais da área de TI. Nós podemos aconselha-los a encontrar a melhor solução para a segurança e agilidade das informações da sua empresa. Depois disso, você poderá tomar uma decisão mais assertiva para a implementação da virtualização de servidores nos seus negócios.

Com esta linha de trabalho, vamos utilizar nossa experiência para trabalhar com você para implementar um conjunto de mudanças comprovadas e mensuráveis que vão reduzir significativamente os custos de sua TI, além do impacto ambiental.

Se você quiser  saber mais ou apenas discutir as questões levantadas aqui, por favor entre em contato conosco por telefone ou através de email, clicando aqui.

Comments are closed.